O que é cronograma capilar? Como fazer? O que precisa pra começar?

Eaê minhas lindas! Firme e decidida a fezer o cabelo crescer? Então hoje trago mais um post da série do nosso “Projeto Fator Crescimento” com dicas maravilhosas pra vocês!

O que é cronograma capilar?

É basicamente uma agenda de cuidados do nosso cabelo, com o objetivo de devolver a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, por exposição ao sol, poluição, água com cloro, químicas e outros.  Ele é dividido em três etapas, veja abaixo:

1- Hidratação

Tem a função de repor a água do fio. Se o cabelo estar ressecado, armado e sem brilho estar precisando de hidratação.

2- Nutrição

Também chamada de umectação, tem o objetivo de devolver os lipídios aos fios, dando ao cabelo a oleosidade que ele necessita. Se o cabelo estar com muito frizz, desalinhado e sem movimento é que ele estar pedindo por nutrição.

3- Reconstrução

Tem a finalidade de repor  as proteínas do fio. Quando o cabelo estar quebradiço, poroso, fino, ralo, estar precisando de nutrição.

 

Como fazer?

Bom gente existe várias tabelas de cronograma e cada pessoas faz os cuidados de acordo com a necessidade do seu cabelo. Eu vou começar com a tabela oficial que é composta por 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução mensal. Vou deixar abaixo a tabela que eu mesma desenhei pra vocês.

Cronograma Oficial

 

O que precisa pra começar?

Não é preciso muitos produtos pra começar seu cronograma. Tenha uma máscara de hidratar boa, um ou dois óleos vegetais como óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, óleo de rícino, entre outros. Dependendo das condições você escolhe a quantidade de óleos, mas dois já ajuda bastante ou um mesmo. E tenha também 1 queratina liquida pra fazer a reconstrução.  Existe máscaras para cada etapa do cronograma; máscara reconstrutora, máscara de hidratação e máscara de nutrição. Mas com esses produtos que citei acima e alguns ingredientes caseiros podemos mistura-los e usa-los em cada uma dessas etapas. É só saber o que cada etapa precisa.

Máscaras com poder hidratante: são aquelas que contém em sua formula, silicone, são a base de aloe vera, frutas, pantenol, vegetais, açucares, vitaminas ou glicerina. Essa etapa deixa seu cabelo solto, macio, sedoso e pode ser feita com mais frequência, pois não pesa nos fios.

Máscaras com poder nutritivo: essas são fáceis de identificar porque são compostas por óleos e manteigas. Nessa etapa seu cabelo fica sem volume, sem frizz, elimina as pontas duplas, realça o brilho e combate o ressecamento.

Máscaras com poder de reconstruir: são a base se queratina, proteína, creatina, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, entre outros. Ela deixa o cabelo meio duro, mas repõe massa, aminoácidos, queratina, etc, deixando o cabelo mais forte e sem aqueles pontos brancos no fio.

Ao longo dessa série vou mostrar várias receitinhas de hidratação caseira, nutrição e também de reconstrução. Espero que tenham gostado do post e esclarecido suas dúvidas. Qualquer pergunta deixa abaixo nos comentários. BJS!

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários em “O que é cronograma capilar? Como fazer? O que precisa pra começar?

  1. Olá! O cronograma capilar realmente é muito importante para um bom crescimento dos fios! Eu estou sempre pesquisando sobre o assunto e estou fazendo nos últimos meses e tem dado super certo! Vale a pena ❤ Bjs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s